A pandemia nos trouxe uma situação há muito não vivida pela maior parte de nós ao longo das últimas décadas: um clima de guerra, impacto na economia e a perda repentina de muitas vidas humanas. O enfrentamento a esta situação impôs grandes desafios, tanto para governos como para empresas e pessoas. A vida em condomínio não foi uma exceção: sofreu uma abrupta alteração de rotinas como, por exemplo, o fechamento de áreas comuns, a suspensão das assembleias, a alteração de rotinas de trabalho, a interrupção de obras e festas já contratadas, o trabalho e a aula em home office e a imposição de novas regras de convivência sem uma legislação adequada a essas mudanças. Literalmente, surgiu um novo desafio no campo das relações humanas, inédito para grande parte da geração atual, e não faltaram conflitos a cada decisão em que, muitos deles, só foram possíveis de serem resolvidos nos tribunais. O judiciário enfrentou inevitável ruptura de paradigmas, diante de novas e desafiadoras decisões. Afinal, a nossa geração – salvo nos livros de história – praticamente desconhecia tais enfrentamentos. A gripe espanhola, última grande pandemia que causou tantas mudanças, faz parte da memória dos nossos antepassados e muitos deles, diante daqueles tempos difíceis, não tiveram a coragem de nos lembrar de tanto sofrimento. O atendimento aos clientes, sem exceção, exigiu rápido replanejamento, e as ações necessárias para a sua implementação exigiram uma velocidade alucinante. As consultorias inéditas, meios digitais e trabalho em home office foram a bola da vez. Ao suspender as assembleias presenciais, entraram em campo as plataformas digitais e as video conferências. Até o presente momento, registramos mais de uma centena de atas, decorrentes desta nova modalidade de assembleia. O maior desafio que ainda continua é, qual seja, a adaptação de uma nova cultura de trabalho. Sabemos que alterar o modus operandi da noite para o dia não é uma tarefa fácil, mas a necessidade impôs esse novo ritmo. No ambiente da empresa, realizamos os esforços necessários para superar os obstáculos das novas plataformas digitais e do trabalho em home office. Assim, acreditamos que 2022 vai possibilitar avançarmos ainda mais nesta mudança de paradigma, inaugurada há alguns anos pelas startups. Este avanço permitirá oferecer um braço digital aos atuais e futuros clientes.
Outra medida necessária para navegar neste mundo digital é o site. O anterior não era suficientemente responsivo para esta nova demanda, e sem perda de tempo, investimos no modelo que ora apresentamos. Este novo site é mais moderno e mais amigável à cultura das redes sociais. Além do mais, tendo em vista a atual proeminência dessa nova cultura, disponibilizar um blog, que traz maior agilidade, dinamismo e movimento na comunicação e troca de experiências, era também outra necessidade. E nós da Villagua sempre investimos muito na qualidade de atendimento aos nossos clientes. Para inovar ainda mais, pensamos em uma parceria com o site “ReclameAQUI”, uma moderna ferramenta que tem enorme credibilidade junto aos consumidores de bens e serviços.
Todo esse conjunto de mudanças e adaptações, portanto, deverá cumprir um papel importante diante da multidisciplinaridade que envolve o nosso setor e a consequente diversidade de opiniões e fatos que é, aliás, muito recorrente nos condomínios. Criar um ambiente comunicativo, acolhedor e inclusivo é, nesse sentido, necessário nesses tempos de instabilidades e incertezas!
Essa meta é nosso próximo desafio!
Equipe da Redação
Villagua