Idas e vindas de uma pandemia!

A tomada de decisão durante as restrições no início da pandemia e, agora, a abertura das áreas comuns, ainda trazem algumas preocupações para o Corpo Diretivo dos condomínios. Isto é absolutamente compreensível, afinal, a nossa geração desconhecia até então as medidas contra uma pandemia.

No mundo inteiro, as pessoas tinham visões diferentes. Podemos tentar resumir quatro grandes grupos: negacionistas, neuróticos, céticos e centristas. As contradições vividas por milhões de pessoas, impôs navegar por mares revoltos.

Após milhares de mortes no Brasil, medidas preventivas a exemplo do uso de máscara e distanciamento social, mais a ampla vacinação da população, reduziram significativamente a propagação da doença. Aos poucos, a sociedade procura voltar à normalidade e isso se reflete nos condomínios, principalmente em relação ao fechamento das áreas comuns.

O fato de cada condomínio ter suas singularidades dificulta a aplicação de regras gerais, mas algumas dicas, mesmo redundantes, podem e precisam ser compartilhadas.

A primeira é conhecida de todos, mas não sai de moda: a prevenção. Nesta entoada, retomar as atividades com a mesma prudência anterior é sempre o melhor caminho. As áreas fechadas requerem maiores cuidados e reduzir a sua capacidade, significa trilhar um bom caminho.

O segundo aprendizado é dividir responsabilidades. Quem optar pela volta imediata ao uso das áreas comuns, deve assumir a responsabilidade sobre eventuais consequências negativas. O condomínio raramente tem estrutura para fiscalizar as pessoas ou a higienização destes locais.

Um terceiro aprendizado foi a expansão das tecnologias. A utilização de meios digitais no controle das áreas comuns, malotes, assembleias virtuais, na comunicação e em outras funções, resultou em uma grande contribuição para agilizar processos e a comunicação durante a pandemia. Seria oportuno não recuar, mas sim avançar ainda mais neste ponto.

O quarto aprendizado foi a assembleia virtual. Esta modalidade de reunião mostrou muitos benefícios: qualificou as discussões; aumentou a segurança jurídica; democratizou a participação; zerou a distância entre as pessoas e, muito importante, pos ser gravada, literalmente acabou com os conflitos ou agressões pessoais.

Estes e outros fatores contribuíram e muito na redução dos habituais conflitos, que sempre foram muito comuns nas reuniões presenciais. Agora é se preparar para outras grandes mudanças!

Equipe de Redação Villagua

Idas e vindas de uma pandemia!
A tomada de decisão durante as restrições no início da pandemia e, agora, a abertura das áreas comuns, ainda trazem algumas preocupações para o Corpo Diretivo dos condomínios. Isto é absolutamente compreensível, afinal, a nossa geração desconhecia até então as medidas contra uma pandemia. No mundo inteiro, as pessoas tinham visões diferentes. Podemos tentar resumir… Continuar lendo Idas e vindas de uma pandemia!
Impontualidade, conflito e alternativa!
No campo da inadimplência, logo após a redução da multa por atraso para 2%, surgiu a “impontualidade”. Este conceito é utilizado quando há o atraso de uma a três cotas de rateio condominial. O baixo impacto das correções iniciais estimula a impontualidade. Este fato contribui para colocar a cota mensal em segundo plano. Outro ponto… Continuar lendo Impontualidade, conflito e alternativa!
De clássica a digital
A pandemia nos trouxe uma situação há muito não vivida pela maior parte de nós ao longo das últimas décadas: um clima de guerra, impacto na economia e a perda repentina de muitas vidas humanas. O enfrentamento a esta situação impôs grandes desafios, tanto para governos como para empresas e pessoas. A vida em condomínio… Continuar lendo De clássica a digital

Gostou do nosso blog? Por favor, compartilhe!

Email

comercial@villagua.email

A Villagua empresa especializada em condomínio há mais de 25 anos, trata cada cliente como se fosse a primeira vez.


COPYRIGHT 2017 – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS – VILLAGUA

Política de Privacidade

Desenvolvido por Vincit Agency